Número de registro
854
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
Nesta pintura de São Domingos de Gusmão recebendo o rosário das mãos de Nossa Senhora, a Virgem com o menino Jesus estão no plano terrestre junto ao fundador da Ordem dos Pregadores, popularmente chamados de dominicanos. O santo, ajoelhado e com açucenas na mão, representando seu voto de castidade, recebe um rosário de pedras vermelhas, semelhante ao que está em pedras negras em seu hábito branco e escuro. Ainda no plano terrestre, um cachorro coloca suas patas sobre o globo terrestre enquanto segura uma tocha acesa em sua boca, símbolo este relacionado ao sonho que teve a mãe de Domingos antes de seu nascimento, em 1170, na Espanha: de seu útero saía um cãozinho, que trazia na boca uma tocha ardente incendiando o universo. O nome Domingos (dominus) significa Senhor e profeticamente levou ao mundo a fé – a vela – e a palavra das “Sagradas Escrituras” ao fundar a Ordem dos Pregadores – domini canis, guardiões do Senhor.
A criança que aparece é São João Batista, conduzindo o cordeiro com um cordão semelhante às contas do rosário. João Batista foi o profeta que pregou no deserto a vinda de Cristo. A analogia que se faz é que São Domingos é o guardião do Senhor convertendo os hereges na França. A Virgem do Rosário aparece ao santo com o menino Jesus e lhe ensina a rezar o terço como meio de conversão e salvação daqueles que não creem; nas Américas, os dominicanos utilizaram a reza do terço, popularizando a religião entre os crioullos. O Menino olha para o cão e, temeroso, busca o socorro da mãe.
Ao fundo da figura do santo há um movimento de nuvens avermelhadas a mencionar a ação de incendiar o mundo, como no sonho de sua mãe. Por detrás da Virgem há uma natureza calma, com árvores à maneira da pintura flamenga, tão ao agrado da escola cusquenha, destacando uma ave de origem americana. Envolta em uma coroa de nuvens aparece a pomba do Espírito Santo, inspirando o santo no dom da palavra, como ocorre com os apóstolos em Pentecostes.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
A Virgem Maria oferece um rosario a Santo Domingos. Presença do simbolo da Ordem, um cachorro com uma vela acesa na boca. "Domini Canes" (os cachorros do Senhor), S João Batista, menino, brinca com um carneiro
Bibliografia
RÉAU, Louis. La Virgen del Rosario. In Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 2, t. 1, p. 129-131.