Número de registro
146
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 05 Minas Gerais e Arte Popular, Parede
Resumo descritivo
Ex-voto pictórico dividido em três espaços: na parte inferior, a legenda com o agradecimento da graça recebida; acima à esquerda, a devota suplicando por uma graça; e, à direita, a visão e ocorrência do milagre. Esta legenda narra o pedido devido ao perigo pelo qual a parturiente Maria Joaquina passava, pois havia sido desenganada de um parto. Recorreu à Nossa Senhora de Nazaré e logo foi atendida. Datado de 20 de maio de 1842.
No espaço acima, o riscador de milagres – o artesão – descreve o quarto da parturiente Maria Joaquina, ali deitada em uma cama com dossel curvo, armação em metal, tecido avermelhado e a colcha com pequenas rosas. A visão, ou seja, o aparecimento de Nossa Senhora de Nazaré, invocada, ocupa grande parte da tábua, que tem fundo amarelado. Nossa Senhora aparece em um céu com nuvens azuladas, sobre nuvens acima de uma coloração verde – como a floresta. A divisão entre os espaços terrestre e celeste é racional, com linhas retas, simulando que a parturiente teve a visão através da janela. O espaço celeste, onde habita a Virgem de Nazaré, é similar ao do mundo amazônico – céu límpido e horizonte infinito. Esta tábua riscada mostra o tipo de móvel, cama com dossel, revelando o bom nível social da parturiente Maria Joaquina.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
ex voto. NS de Nazaré. 1848 Tempera sobre tabua de madeira. Leva uma inscrição: "mil. Q. fez NS de Nazare a d Ma. Joaquina da Nuciação q. estando em perigo de vida e dezenganada de um parto e recoreo o amparo da Soberana Senhora logo teve felis " sosego, porisso mandou estampar este en 20 de Majo de 1848