Número de registro
88
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 05 Minas Gerais e Arte Popular, Vitrine 1
Resumo descritivo
A tradição de apresentar a Virgem Maria como lactante é medieval. As antigas matronas, Maestà, dos períodos bizantino e românico, foram humanizadas ao ser apresentadas, inicialmente, amamentando o Menino nas cenas da fuga para o Egito. No período medieval, as pinturas de Maria com o Menino sendo amamentado foram introduzidas por meio das pinturas a cavalete e logo difundidas no Renascimento, como a Madona Litta, de Leonardo da Vinci, atualmente no Museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia. Em Portugal, a artista Josefa de Óbidos a representou transmitindo o carinho e a intimidade.
A devoção à Nossa Senhora do Leite vem da Palestina, em especial na gruta, perto de Belém, onde nasceu Cristo. Segundo a tradição oral, Maria teria parado em uma lapa para amamentar o pequeno e, ao caírem algumas gotas de seu leite, a pedra tornou-se branca. Essa devoção foi revigorada pelos cistercienses sob o prisma de que o leite de Maria se compararia ao sangue de Cristo. São Bernardo de Claraval teria recebido em sonho o leite de Maria. A iconografia com Maria com o seio exposto chegou a ser esquecida pela Igreja depois do Concílio de Trento (1545-1563), que proibiu a nudez das imagens.
Esta escultura em madeira talhada e policromada sobre uma base com folhas de acanto invertidas mostra o Menino prestes a ser amamentado. A Virgem, em pé, está em um suave movimento de flexão de perna, confirmado pelo manto flutuante sobre sua túnica. Em movimento contrário, o Menino inclina a cabeça, ansioso, com gestos largos nos braços e impacientes nas pernas. Ao tocar na gola da túnica, forma-se um decote em “V”. Com a carnação clara, a alegria no rosto da mãe mostra-se nas faces rosadas e nos lábios de riso contido. O véu e o cabelo circundam o rosto arredondado com expressão infantil.
Material
Anotações do Colecionador
NS do Leite, caminhante. Estilo barroco. madeira dourada e policromada. Carrega o menino no colo A peça apresenta sinal de restauração mal feita Rostos alegres. Olhos de vidro. Duas coroas.? Bahia?
Bibliografia
MARIA Lactans – Nossa Senhora do Leite, séc. XVI 1a metade. In: CASA-MUSEU Medeiros e Almeida. Disponível em: http://www.casa-museumedeirosealmeida.pt/pecas/nossa-senhora-do-leite/. Acesso em: 23 set. 2020.
MEGALE, Nilza Botelho. Invocações da Virgem Maria. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 253-255.