Número de registro
128
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 05 Minas Gerais e Arte Popular, Vitrine 9
Resumo descritivo
Este Santo Antônio de Pádua, de Mestre Oliveira, tem suas características formais, ao apresentar sua figura em posição frontal, levantada sobre uma base espessa octogonal, pintada de coloração amarronzada. Os drapeados são demarcados por conjugarem os hábitos ou as túnicas com as pregas dos mantos. A policromia é contida, e os douramentos sempre com marcas de punção.
Aqui, Santo Antônio de Pádua está ereto, com a movimentação das vestimentas conjugadas, túnica e sobretúnica repuxadas pela mão que segura o livro sobre o qual o menino Jesus se apoia – posição em que aparece também na Nossa Senhora do Carmo do mesmo escultor, porém aqui de perfil. O cordão franciscano recebeu um nó a mais – quatro, em vez dos três dos votos de pobreza, castidade e obediência. O marrom do hábito ganhou a cor escura dos jesuítas ou dominicanos. A cabeça do santo é rígida; o pescoço, pequeno dentro do capuz; e o cabelo, aureolado à maneira franciscana. Os pés estão descalços. A punção contorna toda a bainha, gola, mangas e capuz.
Material
Técnica
Autor
Local de produção
Anotações do Colecionador
Santo Antonio carregando o menino Jesus no braço, madeira policromada, cores discretas. Grupo de 10.