Número de registro
730
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Local atual
Sala 05 Minas Gerais e Arte Popular, Vitrine 7
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Resumo descritivo
Mestre Oliveira tem suas características formais ao apresentar as figuras em posição frontal, levantadas sobre base espessa octogonal. Os drapeados são demarcados por conjugarem os hábitos ou as túnicas às pregas dos mantos. A policromia é contida, e os douramentos sempre têm marcas de punção. Seus modelos são aqueles visíveis nas esculturas dos altares das capelas mineiras. A desproporção entre as partes do corpo e até mesmo na volumetria dos tecidos é perceptível em suas peças, que, no entanto, buscam acerto na iconografia e nos atributos.
Crucifixo de pousar, de Mestre Oliveira, com pedestal tripoide, concebido com curvas e contracurvas do modelo culto. A imitação do marmorizado azulado e avermelhado, incluindo os ponteiros, amplia a dramaticidade da cena do crucificado. A cruz tem um friso que a recorre toda, e o corpo de Cristo está suspenso pelos braços em “V”, a cabeça reclinada à direita e os joelhos justapostos, voltados para a esquerda. Os pés estão sobrepostos. Acima da cabeça de Cristo, com longa cabeleira e pouca barba, há um resplendor redondo, em prata. Por detrás da cruz saem três raios em cada quadrante.
Material
Data de produção
Técnica
Autor
Local de produção
Anotações do Colecionador
Grande Crucifixo, estilo D. João V, madeira dourada, policromada, cores vivas. Resplendor de prata sem numero. Cristo tradicional, cruz, doze raios, base dupla. Grupo de 10.