Número de registro
101
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 05 Minas Gerais e Arte Popular, Vitrine 11, 1ª prateleira centro esquerda
Resumo descritivo
São Gregório Magno (Roma, 540-604) era de família nobre romana, filho de Santa Silvia, chegando a ser prefeito de Roma. Ao abandonar o cargo, com sua fortuna fundou sete monastérios, sendo o último, beneditino, em sua propriedade, no monte Coelius, depois do falecimento de seu pai. Foi enviado para Constantinopla, pelo papa Pelágio II, como embaixador da Igreja e lá permaneceu por seis anos. Com a morte do papa, retornou a Roma e foi eleito o novo papa pelo clero e pelo povo. Roma, ao ser sitiada pelos lombardos, foi salva por um tratado de Gregório. Em seguida, melhorou a infraestrutura da cidade e o abastecimento de alimentos e ajudou os pobres. Certa ocasião, viu escravos brancos e ruivos e perguntou de onde eram. Disseram que eram anglos, e Gregório logo decidiu enviar missionários para a Inglaterra. Escreveu vários livros, como “Diálogos”, com a vida de santos e suas teorias sobre o purgatório. Uniu a Igreja por meio da música, com cânticos e orações em “Antifonário” e “Sacramentário” – assim nascia o canto gregoriano.
Sua iconografia o apresenta como doutor da Igreja, com os seus livros “Homilias sobre Ezequiel” e uma pomba branca, que seria a inspiração que ele ouvia do Espírito Santo. O nome Magno vem de sua reformulação do clero e da vida monástica, além de ter implantado dados básicos da doutrina eclesiástica. Sua doutrina sobre o purgatório propôs que vivos orassem por aqueles que estariam no purgatório. Seus atributos são a cruz de três braços, a papal; o livro de seus escritos, vestimentas e tiara papal; a pomba do Espírito Santo; uma maquete de igreja; e a pluma. O mineiro Mestre Ataíde o representou, no século 19, na pintura do forro da igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Ouro Preto, em uma das laterais.
Esta pequena escultura de São Gregório Magno, ou São Gregório I, apresenta-o sentado no trono papal, de braços abertos e coroado com a tiara papal, de três coroas. Suas vestimentas são o manto papal, a alva e a estola. Um cíngulo – cordão – amarra a alva, e acima dele está uma cruz papal de três braços. O artífice deu grande ênfase à tiara e ao trono, dito de São Pedro.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
S Gregorio, Papa, trono Dom João V, madeira policromada um so bloco de madeira, tiara de tres fileiras
Bibliografia
ESCUDERO, Lorenzo de la Plaza et alii. Guía para identificar los santos de la iconografía cristiana. Madrid: Cuadernos Arte Cátedra, 2018. p. 148-149.
RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1998. v. 4, t. 2, p. 47-54.