Sala 05 Minas Gerais e Arte Popular, Vitrine 11, 3ª prateleira esquerda
Resumo descritivo
Sant’Ana Mestra está sentada em uma ampla cadeira, a qual possibilita o recosto da filha, Maria, que coloca sua mão sobre o livro. As figuras são frontais, com leve movimento do torso da Virgem, que inclina a cabeça, baixa os olhos e se encosta na cadeira. Sant’Ana está sentada confortavelmente e descansa seu pé esquerdo sobre um pequeno mocho. O posicionamento de seus braços aprofunda a composição, e a inclinação de sua cabeça para a frente imprime a sensação de concentração, confirmada pelo olhar voltado para baixo, para o livro. Um véu ondulante oculta os cabelos, e uma ampla gola fechada com botão cria uma zona de linhas curvas até o pescoço. A imaculada criança, com uma parte faltante do braço esquerdo, cerra seus olhos enquanto recebe o carinho do abraço da mãe. A base quadrada tem chanfros nas extremidades. Os resquícios de policromia são: verde, azul, vermelho e branco manchado de ocre.
Santana mestra, estilo barroco. Madeira com vestigios de douração e de policromia. Rostos finos e delicados, cadeira de pés Dom JoãoV, base com rachadura, encosto estilo renascentista