Número de registro
1165
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 04 Brasil Nordeste, Vitrine 3, 3ª prateleira esquerda
Resumo descritivo
O santo pregador dominicano Vicente Ferrer (Valência, Espanha, 1350 – Vannes, França, 1419) foi ativo na política e como homem letrado, mas mais ainda se dedicando à religião. Na política, interferiu no Reino de Aragão; na religião, participou ativamente para o final do Cisma do Ocidente, quando havia um papa em Avinhão e outro em Roma.
A escultura de São Vicente Ferrer é executada em um só bloco de madeira, entalhada e policromada. Sobre uma base poligonal, as vestimentas do santo dominicano nascem pesadas e se elevam sobre o corpo, avolumado pelo manto erguido pelo braço direito – braço que deveria levar uma cruz, símbolo de suas andanças convertendo infiéis. Carrega do lado esquerdo um livro, alusão ao seu dom da pregação e oratória. O hábito dominicano, branco para a túnica e preto para a capa, aqui está invertido com uma túnica azul-clara, e pala, ou escapulário, em preto e dourado semelhante à capa. As asas são alusivas à fala de um papa que comparou o santo a um anjo. A policromia é intensa, com dourados enriquecidos por pinturas e punções ao gosto das esculturas eruditas pernambucanas.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
S Vicente Ferrer, madeira dourada e policromada asas horizontais, atitude de orador, arte popular
Bibliografia
ESCUDERO, Lorenzo de la Plaza et alii. Guía para identificar los santos de la iconografía cristiana. Madrid: Cuadernos Arte Cátedra, 2018. p. 332-335.
RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1998. v. 5, t. 2, p. 328-331.
SGARBOSSA, Mario; GIOVANNINI Luigi. Um santo para cada dia. São Paulo: Paulus Editora, 1983. p. 106.