Número de registro
144
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 04 Brasil Nordeste, Vitrine 2, Base
Resumo descritivo
A Santa Luzia está de pé, caminhante, em posição frontal, mostrando seus atributos: a bandeja com seus olhos; na mão direita, a palma do martírio, faltante. A movimentação provocada pelos tecidos leves – suas vestimentas são nobres – torna a peça elegante, ainda que sua cabeça esteja rígida, plantada ao corpo praticamente sem pescoço, pois, em seu martírio, fora decapitada. Seus cabelos descem escalonados em mechas voltadas para trás. O resplendor lhe confere a santidade.
Nesta Santa Luzia de coloração vibrante, chama atenção uma das características da policromia baiana, que é o emprego de grandes flores sobre as vestimentas. As pinceladas são hábeis e os desenhos acompanham a volumetria das pregas esvoaçantes. As flores são mais escuras na túnica e mais avermelhadas sobre o fundo azul da sobressaia. No avesso do manto, de fundo vermelho, as margaridas e folhas douradas se confundem com o fundo. No corpete, o dourado domina nas linhas largas e destaca-se com os motivos florais sobre a cor escura azulada.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Santa Luzia, penteado japones. Barroco baiano. Ov, madeira dourada; Bela pintura detalhada, ex votos, respl. Bosto desenvolvido, influencia asiatica: cabelo, rosto