Número de registro
874
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
São Pedro (Barcelona, 1181-1245) – pedra – nasceu de uma família de mercadores na região mediterrânea espanhola. O ofício do pai permitiu que tivesse contato com os muçulmanos que dominavam a Espanha e visse como eram maltratados os cristãos. Durante 15 anos, Pedro auxiliou no resgaste dos perseguidos. Em 1218, teve uma revelação com a aparição da Virgem explicando um sonho que tivera, no qual impedia que lenhadores cortassem uma oliveira cheia de frutos. Esse sonho tem a oliveira como a Igreja, e Pedro seria um defensor dela diante dos inimigos sarracenos. Junto com outro amigo, Raimundo de Peñafort, que tivera o mesmo sonho, fundaram a Ordem dos Mercedários, seguindo as regras agostinianas.
A nova ordem teve o reconhecimento do rei Jaime I de Aragão em Barcelona, e em Roma foi confirmada pelo papa Gregório XI, em 1229. A finalidade era salvar os cristãos presos pelos sarracenos. Criaram um fundo para o salvamento, que chegou a 4 mil resgatados. Nossa Senhora das Mercês – Misericórdia – é a protetora da ordem, e sua iconografia é da Virgem com amplo manto a proteger os cristãos capturados. Em Minas Gerais, há escravos presos com correntes, como os cristãos.
Esta pintura, que representa a lactação de São Pedro Nolasco, difere da iconografia habitual. Aqui o santo aparece ajoelhado, com todos os atributos da Paixão de Cristo: o archote que Judas levou ao Monte das Oliveiras, a escada, o rosto impresso no manto da Verônica, a escada, a lança, o açoite e o galo da traição de São Pedro, que certa ocasião apareceu a ele, crucificado de cabeça para baixo, segundo pintura de Francisco de Zurbarán (1598-1664).
Esta visão que o santo teve foi seu desejo de provar gotas do leite de Maria que caíssem enquanto ela alimentava o menino Jesus. Seu desejo é satisfeito como uma mortificação, por experimentar os sofrimentos do Cristo feito homem. A Virgem aparece com o Menino, que consente que emane de seu seio um fio de leite para o santo suplicante. O sonho de que impedia o corte da oliveira está ao fundo, em paisagem árida do norte da Espanha. Todos os fatos têm o consentimento do Espírito Santo em forma de pomba, que traz em sua cabeça o triângulo da Trindade.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Lactação de S Bernardo. Desde a nuvem, a Virgem alimenta com um jato de leite o Santo, que carrega os instrumentos da Paixão. (México)
Bibliografia
ESCUDERO, Lorenzo de la Plaza et alii. Guía para identificar los santos de la iconografía cristiana. Madrid: Cuadernos Arte Cátedra, 2018. p. 288-289.