Número de registro
861
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 02 América Latina Prataria, Parede
Resumo descritivo
Esta cena de Santo Antônio com o menino Jesus é a mais divulgada da tradição taumatúrgica – de milagres – do santo lisboeta que viveu em Pádua. A composição coloca a figura no centro de forma ereta, iniciando pela linha perpendicular do cordão, que começa no pé esquerdo, e terminando na coluna. Dessa maneira, o artífice proporciona duas áreas: uma construída, opaca, e a outra livre, o espaço da natureza. Da área monástica, plana e escura, emergem os personagens com vestimentas monocromáticas, com suaves modelados. Na parte superior, as manchas mais claras se concentram nas faces e nas mãos. O corte de cabelo com tonsura define a ordem mendicante, e a barba difere da maioria da iconografia. A aplicação do dourado é parcimoniosa.
O menino Jesus é evidenciado com luminosidade, conseguida por meio de pinceladas em linhas formando raios amarelados. Também de hábito escuro, o Menino, com uma mão, segura o globo, encimado por uma cruz, e, com a outra, abençoa o santo, que acaba de ter seu desejo realizado por meio de suas orações: tê-lo em seus braços. Parte de sua iconografia completa-se na estante, com um livro indicando sua cultura como estudioso de teologia que ensinou em Bologna, Toulouse, Montpellier e Limoges; e suas pregações, que lhe valeram, do papa, a alcunha de arca do testemunho, arsenal da “Sagrada Escritura” – em ocasião em que pregara em Roma.
Os dois ambientes são distintos: a área do interior da arquitetura, com tonalidades ocre e marrons, que mostra o ambiente fechado; e o espaço oposto, da paisagem com o Cerro Rico de Potosí, com tonalidades azuladas, imprimindo ar e liberdade. Esse contraste dos espaços, um penumbroso e opaco e outro luminoso e agraciado por pinceladas da rica paisagem, ocasiona profundidade. A verticalidade é quebrada por uma linha ocre clara, limítrofe do terreno com as três flores, e outra, acima, na volumetria da estante avermelhada onde repousa o livro. Os três pássaros expressam o clima de liberdade do artífice.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Santo Antonio portando o menino Jesus. Curiosa composição. Do lado esquerdo, o Santo esta dentro de casa, perto de uma mesa coberta de um tecido vermelho. Do lado direito, esta no ar livre. O cerro de Potosi aparece no fundo
Bibliografia
DUCHET-SUCHAUX, Gaston. The Bible and the saints. Flammarion Iconographic Guides. Paris: Flammarion, 1994. p. 38-39.
RÉAU, Louis. Antonio de Padua. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 3, t. 2, p. 121-131.