Número de registro
1232
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
A vida monástica aqui está expressa em três planos diferentes. Com uma perspectiva primitiva, o artesão narra dois milagres da aparição do menino Jesus para Santa Rosa de Lima. No primeiro plano, o espaço do interior da cela do monastério é horizontal, definido por um tapete. Sem determinar por linhas, na vertical ocorre a visão dos anjinhos, e uma velha é testemunha ocular da presença do menino Jesus. Reza a tradição que o Menino teria aparecido em milagre a ela ainda criança e teria ensinado a Isabel, seu nome antes de tornar-se religiosa, as primeiras letras. Do lado oposto, em espaço externo, a mesma santa reconhece o menino Jesus no roseiral.
A iconografia da santa americana remete sempre às rosas, aqui no jarro, nos canteiros ao fundo e sobre a cabeça, ocultando a coroa de espinhos que lhe feria, a exemplo de Santa Rita de Cássia, que recebera os estigmas de Cristo. Sempre está vestida com o hábito das terceiras dominicanas em preto e branco e, por baixo, mantinha um hábito dos mendicantes franciscanos. Nesta passagem há objetos que remetem à sua vida monástica, como bordar, algo que fizera desde a infância. Jesus, com o qual tinham um compromisso místico. Seu bordado é porém o monograma do nome de Cristo – IHS –, e seu sofrimento secreto dos espinhos é revelado pela agulha em sua mão, que dialoga com as duas figuras ao fundo – o Menino e a santa – em meio ao roseiral. Quando menina, antes de entrar para o monastério, construíra uma pequena cela no quintal de sua casa para seus exercícios de penitência.
É a primeira santa das Américas, de origem pobre, indígena, beatificada em 1671 como padroeira de Lima (Peru), da América Latina e das Filipinas, além da proteção aos artesãos e às enfermeiras. A santa é protetora dos floristas, pois, vendendo rosas quando ainda criança, mantinha sua pobre e numerosa família. Ao ser beatificada, o papa teria menosprezado o fato de ser índia e de seus milagres terem rosas. Quis um sinal para que isso fosse verdade, e no mesmo instante caíram pétalas de rosas sobre sua mesa.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
S Rosa de Lima fazendo bordado num rosedal, perto do menino Jesus. Cena dupla. Moldura dourada antiga
Bibliografia
JAPÓN, Rafael. La canonización conjunta de Santa Rosa de Lima y San Luis Beltrán: celebrando en Roma la belleza entre América y Europa. Sevilla: Universidad Pablo Olavide, 2020. Palestra apresentada no Simpósio Internacional A la luz de Roma: santos y santidad en el barroco iberoamericano, Roma, 17-20 set. 2018.
LIDDO, Isabela di. Il culto di Santa Rosa da Lima nei dipinti tra sei settecento in Italia Meredionale. Sevilla: Universidad Pablo Olavide, 2020. Palestra apresentada no Simpósio Internacional A la luz de Roma: santos y santidad en el barroco iberoamericano, Roma, 17-20 set. 2018.