Número de registro
912
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
Esta cena da apresentação de Jesus no templo mostra uma das mais antigas festas da cristandade. Depois de 40 dias, Maria é purificada e o Menino é apresentado no templo segundo as tradições judaicas. Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para O apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na lei de Deus: Todo o primogênito varão será consagrado ao Senhor e para oferecerem em sacrifício, como se diz na lei do Senhor, um par de rolas ou duas pombinhas (Lc. 2, 22-24).
O pai, José, de joelhos, oferece em sacrifício duas pombas, pois não tinham posses para ofertar um cordeiro. Simeão, um velho sacerdote que aguardava a vinda do Messias, ouve o chamado do Espírito Santo – nesta cena em forma de raios que passam pela janela circular da coluna – e vai ao templo. Sobre os degraus e sob o pálio do trono, ergue os olhos aos céus e agradece por ser ele o escolhido para reconhecer a vinda de Cristo.
As três mulheres que fazem fundo distinguindo a figura paterna são Maria, a mãe, com as mãos postas em prece pela sua purificação; atrás dela, Ana, a velha que morava no templo e aguardava também a vinda de Jesus; e uma mulher em prece com as mãos cruzadas. A criança que segura a vela simboliza a caminhada que Maria fez para sua purificação. Também é uma tradição de uma festa pagã romana que ocorria de madrugada, com tochas, em culto à deusa da agricultura, Ceres. A procissão foi cristianizada em 542 por Justiniano I no Oriente, e em Portugal no século 13. As denominações variam entre Festa da Purificação, das Candeias e Nossa Senhora da Luz. A festa ocorre no início de fevereiro.
A composição esforça-se para descrever um local solene por meio de uma coluna, a do Templo de Salomão, o trono do sumo sacerdote com tecidos de coloração cardinalícia, vermelho intenso na maior luminosidade e tonalidade rebaixada na sombra coincidente com a linha da perspectiva mostrando profundidade. O ambiente introspectivo do templo é escuro, e a coluna, mais clara, a imitar pedra, prepara a luminosidade intensa, indicando o caminho percorrido. As personagens estão vestidas com túnicas e mantos com leves panejamentos. Esse recurso de tecidos planos auxilia na colocação dos desenhos padronizados aplicados com dourado. Cada figura recebe um arranjo de “douramento” diferente em suas vestes, recombinando o padrão, tal como ocorre nos esgrafiados das esculturas.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Apresentação de Jesus ao templo, elementos de arquitetura, personagens em roupas douradas
Bibliografia
RÉAU, Louis. La circuncisión y la presentación de Jesús en el templo. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 2, t. 1, p. 267-272.