Número de registro
881
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
A fuga para o Egito está descrita apenas no Evangelho de São Mateus, quando um anjo aparece em sonho para o pai, José, e o adverte para fugir ainda à noite para o Egito e lá permanecer até que Herodes morra. Os livros apócrifos dão detalhes do trajeto da fuga, como quando Maria, ao ver um homem semeando trigo no campo, lhe disse para falar aos soldados de Herodes que ele tinha visto os três fugitivos – quando os soldados chegaram, o trigo já tinha crescido, e os soldados desistiram da busca. Outro livro apócrifo indica até o lugar onde se estabeleceram, em Sotina (Hermópolis), a vila dos ídolos (KLAUCK, 2007, p. 102).
A iconografia é de amplo conhecimento: São José conduzindo o jumento com Maria segurando nos braços o Menino. As flores amenizam os caminhos da incerteza que os leva ao desterro de sete anos. Na cultura popular, pássaros gorjeavam, avisando que o caminho estava livre para seguirem. A fuga passa-se na madrugada. A escuridão envolve os personagens, enquanto no alto uma pequena paisagem iluminada na extremidade direita dá profundidade a toda a cena.
As vestimentas são bordadas, enriquecidas com aplicação de ouro, resolvidas plasticamente com planimetria e raros sinais de volumetria. Os temas religiosos que continham paisagens eram muito bem-aceitos entre os compradores e, por isso, há uma grande quantidade de pinturas cujos fundos pintados em tonalidades azuis e marrons remetem aos primeiros modelos de pinturas flamengas europeias.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Fuga para o Egito. Rica vestimenta com "estofados ourdos" dourados, delicadeza das mãos e dos rostos, harmoniosa composição,.
Bibliografia
KLAUCK, Hans-Josef. Evangelhos apócrifos. São Paulo: Edições Loyola, 2007. p. 159.
RÉAU, Louis. La huida a Egipto. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 2, t. 1, p. 284-294.
STRATTON-PRUITT, Suzanne L. Journeys to New Worlds. Spanish and Portuguese Colonial Art in the Roberta and Richard Huber Collection. Philadelphia: Philadelphia Museum of Art, 2013. p. 41.