Número de registro
897
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
São José nasceu em Belém, mas morava em Nazaré. Seu nome no Evangelho de São Mateus é Jacob (Mt 1: 16) e em São Lucas é Helí (Lc 3: 23). São Mateus denomina sua profissão como artesão de carpintaria (Mt 13: 55). Segundo a tradição do templo, os pretendentes deveriam se apresentar para se casar. Maria, aos 14 anos, foi apresentada, e José, da casa de David, foi o escolhido. Ocorreu um fato milagroso: a haste que levava floresceu.
Não fugiu dos desígnios divinos quando soube por um anjo que sua prometida estava grávida milagrosamente – o arcanjo Gabriel, que o esclarece para que ambos se coloquem a serviço de Deus. Na viagem a Belém, para o recenciamento, o Menino nasce e, depois de oito dias, é apresentado no templo para sua circuncisão e a purificação de Maria. Logo depois, em outra visão, o arcanjo o adverte para fugir para o Egito.
A iconografia de São José se resume a fatos da infância de Jesus, em especial depois do retorno do Egito, quando as cenas se passam na casa de Nazaré. São muitos os fatos retirados dos livros apócrifos e que se apresentam em cenas milagrosas, como anjos auxiliando o Menino no manuseio de ferramentas de marcenaria, executando os símbolos da Paixão. Nesta tela, o santo está de pé, calçado, vestindo uma túnica azul com acabamentos dourados nos punhos, na gola e na barra. A capa é de tecido e forro vermelhos também engalanados com apliques dourados. Sua haste florescera lá no templo, e aqui se mostra com todo o vigor das flores no viço, da mesma maneira que o jarro sobre a mesa. O Menino abençoa o mundo e se sente seguro na mão paterna.
A composição tem as pretensões de erudição com o acerto da perspectiva, com as proporções entre objetos e figuras e no manejo do pincel, os claros e escuros do panejamento de José. Para obter profundidade, recorre à mesa e à solução maneirista do tecido frisado, com o emprego de linha angulosa no tecido que cai da mesa. Das lições do estilo barroco, o segundo plano abre-se para uma paisagem; antes, porém, ensaia com uma cortina azulada o ambiente senhoril em que se encontra José. Os recursos continuam com a colocação de uma moldura, possível espelho, e, por fim, a paisagem de origem flamenga. Os pássaros e o caprichado calçado ficam pela agudeza de observação e marca dos ateliês de pintura cusquenha.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
S José com o menino Jesus, rica roupagem, levando um lírio, o menino Jesus segura o globo terrestre.
Bibliografia
ESCUDERO, Lorenzo de la Plaza et alii. Guía para identificar los santos de la iconografía cristiana. Madrid: Cuadernos Arte Cátedra, 2018. p. 180-181.
RÉAU, Louis. José. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 4, t. 2, p. 163-171.