Número de registro
869
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Resumo descritivo
A composição mostra muito claramente os dois níveis nos quais ocorre a cena. Assunta aos céus, a Virgem ajoelha com uma perna levemente erguida, sai do plano terrestre e, amparada por nuvens, é coroada no céu. A paisagem é distante, apenas insinua um cipreste – símbolo de morte – em um amanhecer. Do lado oposto, Cristo está sobre um arbusto, tendo nuvens para suportar os pés, que mostram os estigmas. Deus Pai, com o globo azul sob o manto vermelho, está posicionado por detrás do manto de Maria. Ambos os mantos tocam o plano terrestre, o cipreste.
A solução pictórica é simplificada em termos de cores, em especial o vermelho, com pouco uso do sombreado. Também é conflitante a solução das auréolas ou resplendores, aqui aparente no uso do branco com raios conseguidos por meio de linhas retas. A moldura de nuvens insinuando o local celeste onde a cena ocorre é por demais simplificada. A busca da volumetria é intencional, e o aplique dos dourados é tímido.
Palavra do colecionador
“A Virgem coroada pela Santíssima Trindade é obra do início do século 19. A Santíssima Trindade está composta do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Parece que não se trata de um ex-voto. Notem-se duas particularidades: o fundo do quadro está iluminado pelos raios saindo das cabeças dos quatro principais personagens, e a tela está semeada de estrelinhas douradas.”
Jacques Boulieu
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Coroação da Virgem pela SS Trindade, ornamentos dourados
Bibliografia
RÉAU, Louis. La coronación de la Virgen. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 2, t. 1, p. 643-645.