Número de registro
842
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
A invocação de Nossa Senhora de Belém refere-se aos primeiros momentos da vida de Cristo, que em outras iconografias seriam o nascimento e a adoração pelos pastores e reis magos. Esta iconografia segue modelo das virgens ricamente vestidas, dispostas em altares e segurando o Menino. Tradicionalmente, tanto na Espanha como na América, as esculturas de Nossa Senhora recebem enxovais completos, como neste caso, com túnica, manto, coroa, adornos e pérolas; e o Menino, roupas rendadas semelhantes às usadas nos batizados e capa.
Esta imagem, vestida com manto triangular, tão ao gosto das Virgens bolivianas, está em um altar ou nicho que se abre ao fiel como uma visão celeste. A penumbra do fundo do camarim, aberto por uma cortina com as mesmas cores da Virgem, azul e vermelho, acentua a grandeza da venerada. A base do altar é de prata, com três vasos de flores e duas taças. As flores estão dispostas de maneira simétrica, e as pequenas flores azuis rimam com os laços que prendem os fios de pérolas. Os ornamentos dos bordados do manto obedecem às reentrâncias mais escuras dele, formando sutis linhas diagonais para quebrar a visualidade do aplique amarelo do manto reto. A posição do Menino, vestido com roupas triangulares, com leve inclinação, alivia a composição simétrica, tornando-a charmosa.
O rosto ovalado da Virgem, que se sobressai da zona escura da longa cabeleira, é o centro de interesse visual do quadro, pleno de minúcias, como coroa, brincos e riquíssimas rendas dos punhos das mangas e túnica do Menino. A julgar pela delicadeza das flores em primeiro plano, o fundo com raios, nuvens e cortinas com os nós são intromissões de outro artífice.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Virgem da Guadalupe, notar a roupa triangular da Santa e do menino Jesus, tipica desta devoção. Obra ingenua. Moldura dourada antiga.
Bibliografia
LACOSTE, Jean-Yves. Dicionário crítico de teologia. São Paulo: Paulinas: Loyola, 2014. p. 1095.
MEGALE, Nilza Botelho. Invocações da Virgem Maria no Brasil. Petrópolis: Editora Vozes, 1998, p. 63 – 66.