Número de registro
876
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
A imagem da Virgem do Carmo salvando as almas do purgatório com o escapulário domina toda a composição. Apresenta-se às almas do purgatório sobre uma peanha de nuvens, surgindo das nuvens à maneira de uma visão triunfante descendo dos céus. O menino Deus no braço esquerdo da Virgem segura o globo terrestre encimado por uma cruz e, com a mão direita, abençoa as almas a ser redimidas. O escapulário de Maria é detalhado com os símbolos dos carmelitas – o monte Carmelo e as estrelas e a cruz da redenção. O gesto ao segurar o escapulário – com três dedos e, com outros dois, prestes a soltá-lo – é delicado, feminino.
O rosto da Virgem mostra-se resplandecente e radiante, o que é confirmado pelos raios, cuja luminosidade reflete nas nuvens. Sua face é serena, e inclina-se com meigo olhar para as almas penitentes. Suas vestes são esplendorosas. O manto, de veludo encarnado na face interna, tem recursos pictóricos de claro e escuro, dando-lhe profundidade. A surpresa é reservada para a face externa, com bordados de flores que surgem nos movimentos em “S” pairando sobre um azul profundo junto à pala, que cai do peito cobrindo a rica túnica. A pala, ereta, dá dignidade de realeza à figura coroada. São quatro tipos de bordado que o artista mostra com maestria e requinte de diminutas pinceladas, à procura da veracidade do modelo têxtil que fora apresentado. Os doadores do quadro estão representados na parte inferior, de mãos postas junto às nuvens que sustentam a Nossa Senhora do Carmo.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
NS do Carmo, acima do Purgatório, nota-se a presença de
Bibliografia
CUADRO, Fernando Noreno. Apoteosis, tesis y privilegios del Carmelo. In: Iconografía y arte carmelitanos. Madrid: Turner Libros, 1991.
PLAN de Salvaguardia de la Fiesta de la Mamacha Carmen de Paucartambo, Cusco, Peru. Crespial-Unesco. Publicado em: 9 jul. 2017. Disponível em: . Acesso em: 26. jan. 2021.