Número de registro
848
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
A visão que uma alma prestes a ser resgatada do purgatório tem da Virgem do Carmo é grandiosa. Apresenta-se sentada em um trono de nuvens com o Menino sentado em seu colo no lado direito, com o globo e abençoando as almas. A corbélia, aqui de nuvens, oferece a possibilidade de profundidade para o artista elaborar a cena. Os rolos de nuvens mais escuros, chamuscados pelo calor do fogo purificador, estão em primeiro plano. Já aqueles em segundo plano, mais esbranquiçados, frios pelos brancos aplicados na figura da alma que está sendo redimida, servem de apoio para que o penitente se arrisque a mirar a Virgem. A alma ergue-se e toca no escapulário, representado por fios contrastantes, escuros, sobre o branco das nuvens.
A figura de Maria sentada também facilita a busca de profundidade, com o recurso da posição das pernas à direita, evidenciada pela colocação do manto com tonalidades brancas. O mesmo manto se torna esvoaçante a partir de seu colo e ergue-se de maneira surpreendente por sobre sua cabeça, contornada por uma abundante cabeleira escura. O zigue-zague provocado pela ventania das almas conturbadas arremessa seu manto aos céus, libertando-o das labaredas. Nossa Senhora do Carmo, sentada nas nuvens, essa imagem barroca da Virgem, serena, levando um escapulário, protege e traz esperança às almas do purgatório.
As almas a ser salvas, nesta pintura, gesticulam de maneiras diferentes. A da esquerda reverencia a Virgem. A da direita tem a ousadia de já agarrar-se ao escapulário. A do centro, com os braços em súplica, é enigmática. Seu sofrimento se aproximaria daqueles de Cristo, transfigurando-o à sua imagem.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
NS do Carmo, barroca, muito movimentada,
Bibliografia
CUADRO, Fernando Noreno. Apoteosis, tesis y privilegios del Carmelo. In: Iconografía y arte carmelitanos. Madrid: Turner Libros, 1991.