Número de registro
911
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
A Virgem do Rosário é representada como Nuestra Señora de la Montera, com chapéu, sob um baldaquino sustentado por hastes de prata e recoberto com um tecido adamascado vermelho, que lhe serve de proteção. Três palmas e o crescente da Lua, também em prata, se sobrepõem ao manto azulado, de cor fria. O crescente da Lua indica sua virgindade, como é colocada na iconografia da Imaculada Conceição. A julgar pela volumetria dadivosa da túnica e ampla abertura do manto, ela está sentada com o menino Jesus em seu colo. Seus rostos estão próximos graças ao leve movimento de ambas as faces. As linhas arredondadas de toda a composição imprimem um ar de feminilidade, também enunciado na delicadeza e na transparência do longo véu.
A coerência pictórica se mostra no uso das tonalidades azuladas, frias, em contraste com o vermelho profundo, quente, do tecido que cai reto sobre as formas arredondadas da figura. A auréola tríplice finaliza o jogo das linhas curvas que festejam a santidade da Virgem, lembrando o resplendor solar tão frequente em seu filho quando já homem. As pérolas, nascidas das águas, pontilham as extremidades dos raios solares e se conjugam em simbolismo com o crescente da Lua e da mulher. Essa triangulação também se vê nas palmas de prata.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Nuestra Señora de la Montera, peça delicada e bonita
Bibliografia
GISBERT, Teresa; MESA, José de. La Virgen María en Bolivia. La dialéctica barroca en la representación de María. In: Memorial del I Encuentro Internacional Barroco Andino. La Paz: Viceministerio de Cultura Unión Latina, 2003. p. 21-36.
RÉAU, Louis. La Virgen del Rosario. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 2, t. 1, p. 129-131.