Número de registro
888
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
Nossa Senhora do Rosário é de devoção dominicana; as pinturas da Virgem com o rosário foram muito divulgadas na região do lago Titicaca sob a denominação Nuestra Señora de la Montera, devido ao uso do chapéu. A produção dessas pinturas é rica e compete com outra invocação, Nossa Senhora de Copacabana, que tem seu santuário do lado oposto do lago, no território boliviano.
Esta Virgem do Rosário diverge de tantas outras pela elegância de suas vestimentas. O manto em forma de “V” deixa visível a roupa interna, do mesmo tecido adamascado, a túnica que cobre o corpo. A cintura fina, demarcada por um laço avantajado, prenuncia um rico corpete terminado em “V”, rimando com o do manto e do crescente da Lua. As guirlandas de pérolas claras ofuscam os fios escuros do rosário, que ganham visibilidade pela dimensão e movimentação dos gestos das mãos, em especial a delicadeza de Maria ao mostrar a cruz com extremidades avermelhadas.
O gesto de maternidade está expresso na inclinação e no olhar para o Menino. Um grande halo revestido de pedras preciosas e raios contendo estrelas destacam a figura da Virgem, com um chapéu ornamentado, posicionada sob um baldaquino iluminado por duas lanternas. Os detalhes dos bordados dos tecidos adamascados são coerentes com o panejamento, que insinua volumetria arredondada. As áreas de luz e sombra na toalha do altar e a parte escura da qual nasce o crescente da Lua revelam que se trata de uma escultura presa ao altar e revestida por ricas roupagens.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Nuestra Señora de la Montera, a Virgem peregrina, imagem de altar, ex-voto.
Bibliografia
DEVOCIÓN mariana: Bolivia, el país de las Vírgenes. Los Tiempos. Disponível em: https://www.lostiempos.com/oh/actualidad/20180312/devocion-mariana-bolivia-pais-virgenes. Acesso em: 12 jan. 2021.
GISBERT, Teresa; MESA, José de. La Virgen María en Bolivia. La dialéctica barroca en la representación de María. In: Memorial del I Encuentro Internacional Barroco Andino. La Paz: Viceministerio de Cultura Unión Latina, 2003. p. 21-36.