Número de registro
914
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Parede
Resumo descritivo
A anunciação a Maria pelo arcanjo Gabriel é aqui vista de maneira muito aproximada, sem os elementos cênicos do ambiente no qual se deu o fato. Apenas o cesto com os fios a ser tecidos ajuda a suportar um rolo de nuvem. O arcanjo, ajoelhado sobre espessa nuvem, mostra o ramo com açucenas, símbolo de virgindade daquela que será concebida pelo Espírito Santo. O mistério da concepção é algo extraordinário, advindo de uma luminosidade amarelada acompanhada de raios esbranquiçados. A mensagem, por meio do gesto da mão direita do anunciador, destaca-se na claridade. As faces das figuras são delicadas e expressivas nos olhares. O rosto da Virgem tem elaborado trabalho de sfumato marcando sua rotundidade.
As posições dos personagens seguem não apenas a iconografia, mas também o simbolismo. O arcanjo ajoelhado sobre nuvens mostra que Gabriel abdica de sua condição triunfante para ser um arcanjo emissor da vontade divina. A iconografia do arcanjo sobre nuvens foi difundida após o Concílio de Trento (1563). Apenas um lírio aberto mostra que a concepção de Maria foi virginal, e os dois botões fechados, que continuará virgem ao aceitar a concepção de Cristo e em seu nascimento. A presença do Espírito Santo em forma de pomba confirma os dizeres: O Espírito Santo te cobrirá com sua sombra. De mãos postas, a Virgem é a receptora da mensagem e bendiz sua missão confirmada pelo olhar baixo.
A aplicação quase excessiva do dourado – chamado brocadero – sobre as vestimentas está em conformidade com a coloração amarelada que domina a composição, iluminando esse sublime e glorioso evento. Essa delicada anunciação pode ser admirada como a parte central de um quadro que sofreu perdas em suas bordas. A composição em aproximação excessiva da cena indica a falta de partes do arcanjo e até mesmo do manto de Maria. O gosto pelo recurso do brocadero foi amplo na escola quitenha de pintura, na qual se imitavam na pintura os ornamentos das vestimentas das esculturas.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Anunciação. Belas cores douradas, chassis e moldura dourada originais, danificados por térmitas.
Bibliografia
RÉAU, Louis. La Inmaculada Concepción. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 2, t. 1, p. 191-194.