Número de registro
422
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Vitrine 05, Lado B, 3ª prateleira direita
Resumo descritivo
Esta escultura colombiana mostra Santa Quitéria com os olhos demasiadamente grandes, evidenciando a cabeça circundada por intensa cabeleira encaracolada. O corpo é pesado pelo excesso de vestimentas, inspiradas em algum modelo culto. A pesada túnica cai sobre a base circular, deixando mostrar, porém, os seus pés, referindo-se à sua caminhada até o templo. Parte de um saiote romano mostra-se com borlas abaixo dos joelhos, e sobre ele há um avental vermelho amarrado com um nó junto à manga da túnica no braço direito. Mais dobras e borlas são observadas por debaixo de um último nó do tecido que envolve seu pescoço.
Admiradas as vestimentas na face posterior, o manto vermelho cobre todo o corpo e forma pregas no braço direito, que segura o livro. Em movimento contrário, o véu modela-se na cabeça e solta-se enfunado sobre o manto. De perfil, destacam-se a cabeça com a cabeleira encaracolada, a mão com o livro e as dobras pesadas que caem do manto formando um “S” por cima do panejamento da túnica esbranquiçada. A escultura colombiana recebeu forte influência neogranadina, em virtude da grande quantidade de artistas sevilhanos na região de Nueva Granada, que também foi uma zona de importação da escultura quitenha.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em madeira madeira policromada em estilo colonial ingenuo, cabelo encaracolado, olhos grandes.
Bibliografia
RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la arte cristiana. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 5, t. 2, p. 113-114.