Número de registro
631
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 01 Ásia, Parede
Resumo descritivo
Este baixo-relevo da sagrada vindima mostra uma cena da infância do menino Jesus descrita nos Evangelhos apócrifos – não aceitos pela Igreja. São muitas as cenas inspiradas em livros apócrifos ou visões místicas sobre a vida da Sagrada Família, tanto no Egito como depois do retorno a Nazaré. As mais difundidas são aquelas com São José como carpinteiro. Os companheiros do Menino sempre são anjinhos pressurosos que o auxiliam no manejo dos instrumentos de carpinteiro, fazendo pequenos pássaros de barro e dando-lhe vida; ou um anjo maior, ensinando-o a andar ou mesmo brincando de esconde-esconde.
Nesta cena, Maria está sentada ao lado de uma vindima e, com a mão esquerda estendida, está prestes a pegar um cacho de uvas colhido na parreira. Como em outras iconografias, um anjinho saltitante faz as vezes da molecagem, subindo na parreira e engastalhando-se nos ramos da videira. Já com outro cacho de uva, o anjinho faz a articulação simbólica de unir o plano acima com a divindade agora em forma humana, o Cristo na terra. A simbologia da videira é anunciada pelo próprio Cristo: Eu sou a videira e vós os ramos (Jo 15: 1-8).
Material
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Baixo relevo em madeira policromada retratando a Jesus oferecendo à Virgem uvas colhidas por um anjo
Bibliografia
RÉAU, Louis. La vida de la Sagrada Família en el exilio. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 2, t. 1, p. 295.