Número de registro
764
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 01 Ásia, Vitrine 2, 3ª prateleira centro direita
Resumo descritivo
São José de Botas ou regresso do Egito, peça em madeira entalhada em um só bloco e policromada. A figura está ereta, rígida sobre uma base poligonal em posição frontal. O atributo do calçado, a bota, relaciona-se com a viagem de regresso do Egito, aqui sem a figura de Maria.
A túnica é curta, pouco abaixo dos joelhos, mostrando as botas de cano alto. O repuxado da túnica cria dobras ondulantes, denunciando uma parada na longa caminhada de retorno à Palestina. As ondas ficam mais evidentes quando a peça é admirada pela face lateral. O foco de interesse localiza-se acima dos braços do pai, que com a mão direita acaricia os pés da criança. Jesus, por sua vez, retribui as carícias alisando os cabelos do pai adotivo. Em sua mão direita, o Menino ensaia carregar o globo terrestre, que, quando crescido e ao caminhar, abençoará os cristãos, como na iconografia do Salvador do Mundo.
A face de José é taciturna, olhos com pupilas pintadas e sobrancelhas delineadas. A rala barba contorna o rosto afilado e termina bipartida. A cabeleira marca sua senilidade, e o coque sobressai sobre a fronte. O Menino tem semblante mais festivo, leve sorriso e olhos abertos. Os cabelos encaracolados formam tufos sobre toda a cabeça. A policromia é dominada pelo ocre-alaranjado, com partes mais escuras amarronzadas nos cabelos e nas botas.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em madeira policromada e dourada, escultura de qualidade. Menino Jesus, belo panejamento, resplendor.
Bibliografia
RÉAU, Louis. El regresso de Egipto. In: Iconografía del arte cristiano. Iconografía de la Biblia. Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2008. v. 2, t. 1, p. 494-506.