Número de registro
1177
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 01 Ásia, Vitrine Engastada 01, 1ª prateleira esquerda
Resumo descritivo
Imagem da Imaculada Conceição esculpida sobre um pedestal circular ornamental vegetalista. A escultura está sustentada por uma esfera semelhante a um vaso flutuante sobre folhas, com bordas na boca trabalhadas em linhas ondulantes e contínuas.
A Virgem ergue-se sobre o crescente lunar, cujas pontas circundam as barras da túnica e do manto. A posição ereta, severa, é quebrada pelo panejamento dos tecidos do manto, que cai em amplos “S”, desde os braços até a ponta do crescente. As bordas são trabalhadas com serrilhados e os debruns com pequenas esferas. Um tecido mais leve serve de sobressaia e forma, na perna direita, pregas ondulantes e suaves. A face é arredondada, juvenil, circundada por longa cabeleira. No fronte, onde nasce a cabeleira bipartida, foi-lhe arrancado algum ornamento, o que se vê em uma protuberância no crânio.
Se da fronte lhe foi tirada alguma marca oriental, de sua longa e bela cabeleira persistem em emanar os fluidos orientais. Em ondas divergentes, os fios de cabelo estão ordenados simbolicamente. Essa ordenação lhe dá certo ar de arcaísmo. Para os artesãos orientais, a feitura da cabeleira feminina era simbólica, remetendo às ondas do rio Ganges, os ventos em diversas direções espaciais – ao mesmo tempo que se abre para a sedução feminina e sua força vital. As dobras do manto azulado dominam toda a face posterior.
Material
Data de produção
Técnica
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em madeira policromada e dourada, base redonda, lua grande semi-circular, cor marrom, cabelo cacheado
Bibliografia
SANTOS, Lucila Morais. A sagração do marfim. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2002, não paginado.