Pendências
TROCAR FOTO DE MELHOR RESOLUÇÃO
Número de registro
694
Denominação
Classificação/Tipologia
Movimentação
Tipo de movimentação
Exposição de longa duração
Local atual
Sala 03 América Latina, Vitrine 05, Lado A, 2ª prateleira direita
Resumo descritivo
Escultura em madeira da Imaculada Conceição seguindo a atitude corporal da pintura de Bartolomé Esteban Murillo (1617-1682). O modelo do pintor sevilhano foi amplamente divulgado nas Américas por meio de suas dezenas de telas espalhadas pelo mundo. O dogma da Imaculada Conceição era combatido pelos protestantes no Norte Europeu e difundido pelos reinos de Portugal e Espanha nas novas terras americanas e até no Oriente, como nas Ilhas Filipinas.
A Virgem está ereta, com uma túnica que cobre os pés, e acaricia a cabeça do anjinho com um olhar de mistério diante do dogma da concepção de Maria. A túnica tem mangas compridas, que encobrem os seios da Virgem. A posição em que Murillo a pintou possibilitou a leve flexão da perna e, em contraponto, a torção dos ombros e o consequente deslocamento das mãos, postas para o lado esquerdo, do coração da Virgem. Assim, a escultura deixou a simetria das mãos postas sobre o peito e animou-se com os repuxados e volteios do manto. A cabeça tem deslocamento suave para a sua direita, possibilitando a uma madeixa de cabelo vir para a frente, sobre o colo, e às outras, na posição oposta, desenrolarem-se pelos ombros, caindo pelas costas em linhas ondulantes sobre o manto.
Data de produção
Local de produção
Anotações do Colecionador
Escultura em madeira escura policromada com um anjo na base. Sem véu e de influencia flamenga ou europea. pequena cabeça. Belo cabelo. Panejamento com pregas