Com curadoria da Orquestra Ouro Preto, Jazzcorde-on se apresenta no dia 22 de novembro, às 20h
O Museu Boulieu abriga mais uma preciosidade da série “Música de Câmara”, com a apresentação do trio Jazzcorde-on. O concerto acontece no dia 22 de novembro, às 20h, com entrada solidária de 1 kg de alimentos não perecíveis ou um agasalho. A curadoria é da Orquestra Ouro Preto e a programação ao longo de todo o ano realizou apresentações de uma série de duos, trios e quartetos formados por artistas que são referência em seus instrumentos e se destacam no universo da música sinfônica ou popular.
A proposta do projeto Jazzcorde-on é explorar e resgatar as diversas características, propriedades e a beleza do acordeão. O polivalente instrumento, apesar de ser bem conhecido no Brasil, ainda se mantém restrito musicalmente por sua imagem atrelada a alguns estilos musicais. A ideia do projeto, liderado pelo músico Marx Marreiro, é justamente ilustrar o quanto o instrumento é universal e como ele é tocado ao redor do mundo.
O repertório do grupo resgata a diversidade estilística e riqueza musical do acordeão, levando ao público a mescla de gêneros e estilos clássicos onde este instrumento é protagonista. Do tango ao forró, da guarânia às músicas francesas, a ideia é mesclar concepções e tendências com doses de improvisação decorrentes do jazz e da música brasileira.
Além de músicas autorais, o grupo formado ainda por Vinícius Mendes, ao saxofone, e Rafael Rafles, ao violão, apresenta ícones nacionais e internacionais como Astor Piazzolla, Richard Galliano, Sivuca, Renato Borguetti, Carlos Gardel, Dominguinhos entre outros.
SOBRE O MÚSICA DE CÂMARA
O projeto “Música de Câmara” dá continuidade à parceria entre a Orquestra, o Instituto Cultural Vale e o Museu Boulieu. A curadoria vai ao encontro da vocação do espaço localizado na entrada da cidade histórica, valorizando as tradições e a arte barroca, sem perder de vista o olhar contemporâneo.